FOMe: Festival de Objectos e Marionetas

2º Edição do Festival FOMe

Festival de Objectos e Marionetas

O Festival de Objectos e Marionetas segue para a sua 2ª edição, os objectivos que estão na génese do FOMe – Festival de Objectos e Marionetas mantêm-se, continuar a criar uma dinâmica entre Faro, o Teatro Lethes e a própria região algarvia, programando espectáculos de teatro de marionetas. Celebrar, comemorar esta forma de arte na rua e nos palcos, num ambiente de grande transversalidade.

A 2ª edição traz novidades no que diz respeito ao alargamento do festival, à sua expansão no tempo, nos espaços e lugares que ocupa. Este ano o festival realiza-se de 9 a 15 de Junho de 2014, com espectáculos, animações, concertos de música e uma oficina de construção de marionetas.

Consulte aqui a programação: http://www.actateatro.org.pt/FOMe/

A Banda Filarmónica desfila em São Brás

Banda Sao Bras Alportel

A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, irá realizar um desfile no Sábado dia 14 de Dezembro de 2013, às 10h30, irá percorrer algumas da principais artérias da Vila desejando “Boas Festas”, ao som de marchas e alguns temas tradicionais da época natalícia. Inclui-se uma paragem no Mercado Municipal para executar algumas obras musicais para os que se dirigem a este espaço.
Esta Banda Filarmónica está a ser formada desde 2007 e mantém em funcionamento uma Escola de Música, na Oficina dos Sons, de carácter gratuito e onde se ensinam instrumentos de sopro e percussão.

Orquestra Clássica do Sul em Novembro 2013

OCS

Em Novembro, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) percorre Faro, Tavira, São Brás de Alportel, Ayamonte, Évora e Mértola, com uma programação que apresenta desde música de câmara, árias de ópera e concerto para piano.

A música de câmara continua em grande destaque na programação da OCS, estando três concertos dentro deste ciclo agendados para o início do mês. No dia 1, serão duas as oportunidades de assistir a estes concertos. Às 18h30, na Sala de Ensaios Dr. Ramires Fernandes, situada na sede da Orquestra Clássica do Sul, junto ao Teatro das Figuras, em Faro, um reportório para cordas e flauta e oboé será apresentado ao público, com as obras “Quinteto com Oboé” de Arnold Bax, os “Quintetos com flauta” 1 e 2 do Opus 55 de Luigi Boccherini e ainda o “Quarteto com Flauta Nº 1” do célebre Mozart.

Neste mesmo dia, pelas 22h00, no Centro de Ciência Viva de Tavira, o evento ‘Halloween – Noite das Bruxas’, promovido por aquela entidade, encerra com um concerto pela OCS, protagonizado por um quarteto de cordas. O programa é composto pelo “Divertimento em Ré Maior K. 136”, o “Divertimento em Fá Maior, K. 138” e a “Pequena Serenata Noturna (Eine kleine Nachtmusik, K.525)”, que servem de roteiro para a viagem por alguma das famosas obras de câmara do clássico Mozart. Este reportório será executado novamente no dia seguinte, 2 de Novembro, na sala de ensaios da Orquestra Clássica do Sul (Dr. Ramires Fernandes), pelas 18h30.

No dia 9, pelas 21h30, o Conservatório Regional do Algarve, celebra o seu 40º aniversário com um concerto no Auditório Pedro Ruivo, em Faro. O reportório, composto por obras de Felix Mendelssohn, inicia com a abertura de “La Bella Melusina”, segue com o “Concerto para Piano Nº.1 em Sol menor, Op. 25”, que será interpretado pelo pianista João Almeida, natural de Faro e docente neste conservatório. O concerto termina com a “Sinfonia Nº 4 em Lá Maior, Op. 90”, também conhecida por a “Italiana”. A direção musical estará a cargo de Jan Wierzba.

Nos dias 14, no Teatro das Figuras em Faro (às 21h30), no dia 15, no Cine-Teatro de São Brás de Alportel (às 21h00), e no dia 16, no Teatro Cardenio em Ayamonte (às 20h30, hora local), o tenor Carlos Cardoso junta-se à OCS e ao maestro titular Cesário Costa para um espetáculo que apresenta árias de ópera de Rossini, Donizetti, Bizet, Verdi e ainda a “Sinfonia n º 102 em Si bemol maior” de Haydn.

A programação de Novembro encerra no Alentejo, onde irá atuar no dia 29 no Teatro Garcia Resende em Évora e, no dia 30, no Cineteatro Marques Duque, ambos às 21h30. Frederico de Freitas, Charles Gounod e Schubert: três grandes compositores que serão celebrados neste concerto, dirigido pelo maestro polaco Piotr Sułkowski.

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria de volta ao sul (+video)

A Música Portuguesa a Gostar dela Própria
A Música Portuguesa a Gostar dela Própria

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria é uma associação cultural dedicada a documentar e divulgar o património imaterial nacional dando a conhecer o que há de mais tradicional e contemporâneo na nossa música.

De 2 a 12 de Novembro 2013, o realizador Tiago Pereira irá percorrer o Algarve a gravar tocadores, ranchos, cantadores, fadistas, coros, bandas filarmónicas, bandas de garagem, artistas e paisagens sonoras, descobrindo uma região que estende para lá da praia e do sol.
Estas recolhas irão não só aumentar a presença algarvia no arquivo audiovisual acessível a todos através do site da associação, como também preparar a promo de uma série de vídeos “O povo que ainda canta”. Este programa terá como ponto de partida o trabalho de Tiago Pereira, que nos últimos anos tem percorrido o país a filmar os portadores da nossa herança musical.

Os documentários “Sinfonia Imaterial”, “Não me importava de morrer se houvessem guitarras no céu”, “11 Burros caem no estômago vazio”, “Vamos tocar todos juntos para ouvirmos melhor”, entre outros, são fruto do seu esmero em recolher o que ainda subsiste.

A estadia da A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria termina no dia 12 em Alte com uma homenagem a Maria Belchior, que completa 100 anos e que juntamente com o irmão e a cunhada é responsável por manter vivos cantares, bailes mandados, modas de roda e dizeres algarvios.

Video: Maria Belchior – “Moda do bailarico + A padeirinha + Florinda”

Site: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/