Programa: Carvoeiro Noite Black & White 2017

No dia 17 de junho realiza-se a 4ª edição Carvoeiro Noite Black & White, na praia e ruas do centro do Carvoeiro, das 20h30 às 03h00, com entrada livre e dress code Preto & Branco . Continuar a ler “Programa: Carvoeiro Noite Black & White 2017”

Report: Dance World Cup 2014

As escolas de dança algarvias conquistaram 24 medalhas e cinco prémios especiais nas finais da Dance World Cup 2014, que terminou no sábado no Centro de Congressos do Arade após sete dias de competição entre três mil crianças e jovens de 27 países.

DWC2

Só a Companhia de Dança do Algarve, conquistou 22 medalhas nos estilos de Dança Clássica, Dança de Caráter, Dança Contemporânea e Hip Hop. A companhia viu ainda os seus bailarinos serem agraciados com cinco prémios especiais, atribuídos pelo júri da edição de 2014 do campeonato: Melhor Bailarino, Melhor Quarteto e Melhor Grupo de Dança Contemporânea, todos na categoria de crianças (até aos 13 anos), e Melhor Quarteto e Melhor Grupo de Dança de Caráter na categoria de jovens (até aos 25 anos).
Para completar o conjunto das distinções algarvias, a Academia de Dança do Algarve, ecebeu uma medalha de ouro no estilo Hip Hop e a Academia de Dança de Albufeira uma de bronze pelo seu número de sapateado.

DWC4

O campeonato do mundo de dança arrancou a 29 de junho, no estádio da Bela Vista de Lagoa, e assentou depois no Centro de Congressos do Arade.

A gala de encerramento de sábado, dia 5, esgotou os 950 lugares do auditório e quando já passava da uma da manhã o fogo-de-artifício iluminou o céu anunciando o fim da Dance World Cup 2014.

DWC3

Mostra do Doce Conventual

O Convento de S. José em Lagoa, os seus claustros e os espaços envolventes vão receber, de 16 a 20 de julho 2014, a “Mostra do Doce Conventual”, com abertura pelas 18 horas.

Sendo um evento popular envolvido num ambiente próprio e recatado, recria o “modus vivendi” no convento nos finais do séc. XIV. Os produtos em exposição e venda são confecionados pelos próprios expositores, sendo que este ano contará com representações do Algarve, Alentejo e Zona Centro, com base no mel, nas compotas, nos licores, no medronho e na melosa. ,

Na área da doçaria é de realçar, entre outros, a presença dos célebres doces “Dom Rodrigo” que a história diz terem sido produzidos, pela primeira vez, no Convento de S. José, em Lagoa, há algumas centenas de anos atrás.

Deve ser notado que o conceito de doce conventual está intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos Mosteiros Portugueses. Segundo reza a tradição e a história, as receitas de doces da gastronomia regional Portuguesa, começaram a ser produzidas a partir dos finais do século XVI nas ordens religiosas de frades e freiras. Algumas das receitas desse bolos “nasceram” em Lagoa.

Fator importante da valorização da Mostra é a componente musical e essa está assegurada por um programa diversificado com animação circulante, ritmos dançantes e concertos.

O Convento de S. José é um belíssimo edifício setecentista, muito bem conservado, fundado entre 1710 e 1713 e considerado um dos mais importantes templos da cultura lagoense, onde se realizam vários eventos desta e outra natureza. É um edifício que faz parte da nossa história arquitetónica e que sobreviveu ao terramoto de 1755. Foi adquirido pela Câmara Municipal de Lagoa a 27 de março de 1924, na altura destinado à instalação de escolas e repartições públicas, tendo beneficiado, ao longo dos anos, de obras de requalificação, restauro e adaptação, tornando-se na sede de grandes eventos culturais do Município.

Programa: Lagoa Jazz Festival 2014

O Lagoa Jazz Festival em 5, 6, e 7 de junho de 2014, volta para a sua X edição, após dois anos de paragem.

O recinto onde decorre o Festival localiza-se a meia dúzia de quilómetros da cidade de Lagoa, tem abertura ao público às 19 horas, iniciando-se os espetáculos às 22 horas.
Os bilhetes podem ser adquiridos no Convento de S. José e no Auditório Municipal, nas horas normais de expediente, ou no local do espetáculo, depois das 19 horas.
Para além do festival de música propriamente dito, o Sítio das Fontes vai apresentar uma Exposição de Pintura e dispor de Serviço de Bar, Merchandising, Feira do Disco, Espaço Lounge e DJ.

cartaz_FestivalLagoaJazz

Programa:

Dia 5 – Quinta-Feira
PIANOBATUQUE (Argentina/Portugal)
Pablo Lapidusas, argentino (piano) e Joel Silva, português (bateria)
TORUNSKI BROTHERS (Polónia)
Piotr Torunski (clarinete baixo) e Greg Torunski (saxofone alto)

Dia 6 – Sexta-Feira
THIERRY ELIEZ (França)
Thierry Eliez (piano, orgão e voz), Daniel Ouvrard (baixo) e Philippe Eliez (bateria)

Dia 7 – Sábado
MARTA HUGON (Portugal)
Marta Hugon (voz), Filipe Melo (piano), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria)