Programa: FARO BLUES 2015 (c/ videos)

A 2ª edição do FARO BLUES – Festival Internacional de Blues de Faro que volta a colocar a capital algarvia na rota destes festivais de cariz urbano, vai decorrer nos a 22 e 23 de Maio, no Teatro Lethes. Continuar a ler “Programa: FARO BLUES 2015 (c/ videos)”

“Privado” instalação no Convento

Até 12 de abril 2014, está patente no Convento de Stº António, em Loulé, a exposição de artes plásticas “Privado”, de Nuno Viegas.

Com este trabalho o artista pretendeu refletir sobre a relação entre os sistemas de vigilância e a sociedade atual, investigando o impacto que este tem sobre comportamento do ser humano, em especial do artista.

Esta exposição reúne vários trabalhos de carácter instalatório resultantes da abordagem a este tema, onde através das obras criadas, o autor faz com que o espectador se questione relativamente à sua privacidade, à sua liberdade e ao futuro que se prepara para nós, nomeadamente no plano político/ artístico.

A exposição pode ser visitada no seguinte horário: de terça a sexta-feira, das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 9h00 às 13h00.

A entrada é livre.

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria de volta ao sul (+video)

A Música Portuguesa a Gostar dela Própria
A Música Portuguesa a Gostar dela Própria

A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria é uma associação cultural dedicada a documentar e divulgar o património imaterial nacional dando a conhecer o que há de mais tradicional e contemporâneo na nossa música.

De 2 a 12 de Novembro 2013, o realizador Tiago Pereira irá percorrer o Algarve a gravar tocadores, ranchos, cantadores, fadistas, coros, bandas filarmónicas, bandas de garagem, artistas e paisagens sonoras, descobrindo uma região que estende para lá da praia e do sol.
Estas recolhas irão não só aumentar a presença algarvia no arquivo audiovisual acessível a todos através do site da associação, como também preparar a promo de uma série de vídeos “O povo que ainda canta”. Este programa terá como ponto de partida o trabalho de Tiago Pereira, que nos últimos anos tem percorrido o país a filmar os portadores da nossa herança musical.

Os documentários “Sinfonia Imaterial”, “Não me importava de morrer se houvessem guitarras no céu”, “11 Burros caem no estômago vazio”, “Vamos tocar todos juntos para ouvirmos melhor”, entre outros, são fruto do seu esmero em recolher o que ainda subsiste.

A estadia da A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria termina no dia 12 em Alte com uma homenagem a Maria Belchior, que completa 100 anos e que juntamente com o irmão e a cunhada é responsável por manter vivos cantares, bailes mandados, modas de roda e dizeres algarvios.

Video: Maria Belchior – “Moda do bailarico + A padeirinha + Florinda”

Site: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/