A Banda Filarmónica desfila em São Brás

Banda Sao Bras Alportel

A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, irá realizar um desfile no Sábado dia 14 de Dezembro de 2013, às 10h30, irá percorrer algumas da principais artérias da Vila desejando “Boas Festas”, ao som de marchas e alguns temas tradicionais da época natalícia. Inclui-se uma paragem no Mercado Municipal para executar algumas obras musicais para os que se dirigem a este espaço.
Esta Banda Filarmónica está a ser formada desde 2007 e mantém em funcionamento uma Escola de Música, na Oficina dos Sons, de carácter gratuito e onde se ensinam instrumentos de sopro e percussão.

Concerto de Natal com Ala dos Namorados

ALA DOS NAMORADOS COVER AND PROMOTIONAL PHOTOS

No dia 21 de dezembro 2013 (21h30), a Ala dos Namorados vai estar no Cine-Teatro Louletano para apresentar o “Concerto de Natal”.
O cantor Nuno Guerreiro, emblemático vocalista do grupo, volta a pisar o palco da sala de espetáculos da cidade que o viu nascer e irá entoar algumas canções de Natal, bem como os seus grandes êxitos.

A Ala dos Namorados formou-se em 1993, à volta de uma série de canções com letras do João Monge e música do João Gil. Convidam entretanto o Manuel Paulo para compor e surgem assim as canções que viriam a dar origem ao primeiro disco da Ala. Não existia propriamente um grupo musical, mas estes três músicos tinham, na sua opinião, material que justificava a criação de um conjunto que as tocasse e gravasse.

Assim aconteceu e conhecendo o Nuno Guerreiro através de um concerto em 1992 do Carlos Paredes, no qual interpretava uma canção, foram-lhe apresentadas aquelas canções. Caíram-lhe que nem luva e soube dar-lhes uma dimensão peculiar pela sua forma de cantar e pela qualidade única da sua voz. Com o convite feito ao José Moz Carrapa, excelente guitarrista, estava formado o núcleo central da Ala.

Depois disso seguiram-se mais seis discos, sendo que o Moz Carrapa colabora nos primeiros três e o João Gil sai também do grupo depois do disco/DVD “Ao Vivo no São Luiz”. Na gravação do “Mentiroso Normal” de 2007, restam da formação inicial, o Manuel Paulo e o Nuno Guerreiro.

Uma das características mais interessantes deste grupo passa pela forma como conseguem integrar na sua música, estilos que vão do fado ao jazz, ao cabaret, passando por abordagens mais clássicas ou mesmo pop, sem perder a sua identidade e estando sempre presente a matriz portuguesa.

Na composição das canções deste grupo, nunca houve propriamente preconceitos em relação às influências e ambientes que traziam para as suas composições, o que aliás se foi amadurecendo ao longo dos anos. Importantíssimas as letras do João Monge, principal letrista do grupo, que foi e é peça chave no discurso musical deste conjunto.

Também são fundamentais todos os músicos que passaram e passam pela Ala. A Ala tem a felicidade de ter tocado com os melhores músicos deste país e não só, das mais variadas áreas, e o resultado excedeu sempre as expectativas.

Depois do último disco “Mentiroso Normal” e da tournée que se lhe seguiu, (até ao fim de 2008), vem um período de pousio, e algures em 2012, após uma reunião pontual para um concerto, surgiu de novo a vontade de pegar nas canções da Ala e voltar aos palcos.

Assim surge, este ano, esta nova gravação, “Razão de Ser”, em que revisitam 15 canções, convidando instrumentistas e cantores, como António Zambujo ou Jorge Palma, com os quais se identificam e apresentam canções eventualmente menos conhecidas e também algumas canções “incontornáveis” do grupo.

O preço dos bilhetes para este espetáculo é de 8 euros.

Concerto de Natal com Coral Ideias do Levante

2013 - Coral Ideias Do Levante

Concerto de Natal com o Coral Ideias do Levante (Lagoa), que terá lugar no Sábado, dia 14 de Dezembro de 2013, na Capela do Convento S. José (Lagoa, Algarve), pelas 21h00m.

O Coral Ideias do Levante foi fundado em 1996, passando a apresentar-se como um dos polos da Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa. Inicialmente com regência do maestro Ricardo Carvalho, é em Janeiro de 1998, sob a direção artística do prof. José Carlos Bago d’Uva que o grupo passa a trabalhar com base numa renovada conceção de “pedagogia do canto coral”. O grupo já trabalhou com ilustres artistas/formações (orquestras, bandas de jazz, coros, pianistas e cantores líricos) e é, desde novembro de 2003, dirigido pelo diretor artístico Prof. Francisco Brazão.

Sala com uma lotação máxima de 100 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos no Convento S. José (Tel. 282380473), em Lagoa, de 3 de Dezembro até ao dia 13, de Terça a Sexta-feira, das 9h30m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m. Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio dia do concerto a partir das 20h00m.
3 Euros para o público em geral.
Desconto para sócios da Ideias do Levante, menores de 18 anos, maiores de 65 anos, e portadores do Cartão Jovem e do Passaporte Cultural de Lagoa.

Exposição de Presépios em Loulé

Presepio

No âmbito do I Concurso de Presépios do Concelho de Loulé, vai estar patente ao público, entre 23 de novembro a 6 de janeiro 2014, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em frente ao Castelo de Loulé, uma Exposição de Presépios.

Esta iniciativa reúne 23 presépios originais, construídos nos mais diferentes materiais, sendo que os materiais regionais assumem particular destaque. Pretende-se, assim, relembrar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia.

A exposição poderá ser visitada no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, das 9h00 às 14h00 e das 15h00 às 17h00.

A entrada é gratuita.