Programa da Festa do Cinema Italiano

No Cine-Teatro Louletano, de 16 a 18 de maio 2014, exibe a 8ª Festa do Cinema Italiano, evento que reúne uma seleção das produções cinematográficas italianas da última temporada, de autores consagrados ou da nova geração de cineastas.

O evento arranca sexta-feira, dia 16, pelas 21h30, com uma genial paródia sobre o mundo da política italiana. “Viva a Liberdade”, de Roberto Andò, é uma obra extraordinária e intrigante que assinala o regresso do cinema político que mostra como “a verdade é sempre revolucionária”. É protagonizado pelo hilariante Toni Servillo, ator principal do premiado “A Grande Beleza”.

Na tarde de sábado, dia 17, pelas 16h30, decorre um workshop de língua italiana “Italiano per principiante”. Destina-se a todos os que sempre quiseram aprender italiano mas nunca tiveram coragem para começar. 8 ½ vai dar essa oportunidade com um workshop gratuito de língua e cultura italiana. Como requisitos: boa disposição e vontade de aprender.

Segue-se, pelas 18h30, a projeção do filme “The Special Need”, de Carlo Zoratti, uma coprodução ítalo-alemã. Enea é um jovem autista que nunca teve uma relação sexual e que a quer ter. Não existindo em Itália nenhuma solução legal para satisfazer tal desejo, Enea decide viajar com dois amigos à procura da chave para explorar os seus sentimentos e desejos. Este filme é o vencedor ex-aqueo da Festa do Cinema Italiano 2014.

À noite, a partir das 21h30, “La Mafia Uccide solo d’Estate”, de Pierfrancesco Diliberto vai estar em cena. Uma maneira nova e improvável de retratar a Máfia. Um conto de 20 anos sobre a as tentativas de Arturo conquistar o coração da sua amada Flora. Num cenário tenro e divertido, desenrola-se esta crónica siciliana entre os anos 70 e 90. Este filme é também vencedor da Festa do Cinema Italiano 2014.

No encerramento do Festival, no domingo, pelas 16h30, 8 ½ apresenta “Il Corto”, as mais interessantes e curiosas obras em curto formato que experimentam diversas linguagens e expressam livremente ideias e sugestões. As animações irónicas de Astutilo Smeriglia, a fantástica história de amor de “Zini e Ami” e as premiadas obras de Adriano Valerio (“37°4 S”) e de Piero Messina (“La prima legge di Newton”). Sem esquecer o sonho desenhado de Simone Massi (“Animo Resistente”), o surpreendente documentário de Salvatore Mereu (“Transumanza”) e o mais narrativo “La Genesi de Donatella Altere”.

“Zoran, o meu sobrinho herdado”, de Matteo Oleorro é apresentado às 18h30. Paolo Bressan, um homem de 40 anos, passa os seus dias numa taberna perto de Gorizia, na fronteira com a Eslovénia. Tudo muda quando aparece Zoran, um estranho rapaz de 15 anos que Paolo ‘herda’ de um parente esloveno distante. A princípio nada confortável com a ideia de ser tio, percebe rapidamente o talento de Zoran em lançar dardos. Todos os anos, o campeonato mundial de dardos dá um prémio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar passar esta oportunidade. Este é o filme vencedor do prémio do público da Festa do Cinema Italiano 2014.

E para encerrar esta edição da Festa do Cinema Italiano irá ser projetada a película “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino. Jep Gambardella: 75 anos, homem fascinante e jornalista poderoso, ‘rei’ que seduz e castiga a decadente burguesia de Roma graças à sua aguda inteligência e desencantada ironia. Um filme que mostra mais uma prova de excelência do ator Toni Servillo e do realizador Paolo Sortrentino e que ganhou o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira 2014.

O preço dos bilhetes é de 3 euros (diário) e o passe para os três dias é de 10 euros.

Reservas e outras informações através do telefone 289 414 604.

Luz ao Fundo da Sala na Prisão de Faro

education

Luz ao Fundo da Sala é um projeto de cinema no Estabelecimento Prisional de Faro.
Uma iniciativa conjunta da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Direção de Serviços da Região Algarve e da Direção-Geral de Reinserção e Estabelecimentos Prisionais – Estabelecimento Prisional de Faro, com a colaboração do Serviço Educativo do CineClube de Faro.
Tem como principal objetivo contribuir para a formação sociocultural e cívica dos reclusos, fomentando reflexões críticas e a aquisição de competências no domínio do cinema, no sentido de potenciar o sentido estético e crítico para a Sétima Arte.
As atividades terão início a 4 de novembro e prolongar-se-ão até abril de 2014.

Ante estreia: Tesouras e Navalhas (+video)

Tesouras e Navalhas

A exibição da ante estreia do documentário irá realizar-se a 22 de novembro (2013), às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Faro – António Ramos Rosa, com entrada livre e a presença do realizador e da produção.
Será projetado ainda o videoclip da banda algarvia Tokamaki, com o tema “Tesouras e Navalhas”.

O documentário foi rodado em Faro, pelo realizador Hernâni Duarte Maria, em Setembro de 2013.

A história e as memórias de uma das mais antigas barbearias da baixa de Faro, o Salão Académico, onde uma família com o seu anfitrião o senhor Américo Simão José, trabalha há mais de 30 anos na arte do corte de cabelo e barba. No Salão de Cabeleireiro Académico (designação inscrita na vitrine da barbearia), trabalham também os seus filhos, Rute Farias (filha) Fernando António José (filho), que seguiram o ofício do pai e que são, também, os protagonistas do “Tesouras e Navalhas”.

argumento| Hernâni Duarte Maria assistente de realização |Tiago Inácio perche| Mário Estevam assistente de produção| Elsa Freixial direcção de fotografia |Tiago Inácio e Hernâni Duarte Maria foto location| Eduardo Pinto banda sonora original e efeitos sonoros | Iládio Amado participação especial na banda sonora |Orblua e Tokamaki produção| Paradoxon Produções 2013 realização, montagem, design gráfico cartazes, teasers e trailers| Hernâni Duarte Maria

Teaser: Tesouras e Navalhas

Programa: Festa do Cinema Francês 2013

cartaz

De 30 de outubro a 2 novembro o melhor e mais recente cinema francófono vai passar no Teatro das Figuras, na 14ª Festa do Cinema Francês.

Vão ser exibidos dez filmes, incluídos nas secções: Antestreias, O Universo da
Animação e a secção especial Paris au Cinema, integrada no programa que celebra os quinze anos da assinatura do Tratado de Amizade entre Lisboa e Paris.

Em Faro a Festa inaugura com a projeção do filme L’Écume des Jours, de Michel Gondry, com Audrey Tatou e Romain Duris nos papéis principais. O filme, que estreou em abril deste ano, conta uma história surreal e poética de um jovem idealista e inventivo, Colin, que se apaixona por Chloé, cuja beleza e delicadeza lhe soa a um blues de Duke Ellington.

Azur et Asmar_03

O programa da Festa inclui a apresentação de duas sessões escolares, nos dias 31 outubro e 1 de novembro às 10h30 e uma sessão para famílias no dia 2 de novembro, sábado, às 15h30. Serão apresentados três filmes da secção O Universo da Animação todos realizados pelo mestre da animação francesa Michel Ocelot.

les-amants-du-pont-neuf1

Inserido na secção Paris au Cinema, o filme Les Amants du Pont Neuf de Leos Carax com Denis Lavant e Juliette Binoche, será apresentado a 31 de outubro, às 19h00. Um filme mítico, que conquistou o consenso da crítica e do público quando da sua estreia em 1991, tornando-se obra incontornável da carreira do realizador e de toda a filmografia francesa. A cidade de Paris sobre a ponte e o amor arrebatador entre dois dos seus rejeitados.

Serão ainda apresentados Alceste à Bicyclette, La Vierge, Les Coptes Et Moi, Rendez-Vous e Camille Redouble, com Agnès Jaoui, Madrinha da edição de 2013 da Festa, no papel principal.

quelques-heures-de-printemps-1

A Festa encerra com Quelques Heures de Printemps, de Stéphane Brizé, com Vincent Lindon, Hélène Vincent e Emmanuelle Seigner, um drama sobre uma mãe e um filho, a sua não-relação e a forma como uma doença terminal pode afectar, de forma inesperada, o curso normal das suas vidas.

Para quem não se conseguir decidir sobre quais os filmes que não quer perder, estão disponíveis para aquisição na bilheteira do Teatro das Figuras, cartões de cinco e dez entradas, a preços mais vantajosos, com uma utilização muito versátil.

A Festa do Cinema Francês é uma iniciativa do Institut Français du Portugal e da Embaixada de França em Lisboa, tendo como parceiros locais a Alliance Française de l’Algarve e o Teatro das Figuras. Conta com o patrocínio da Groupama Seguros, Fondation Groupama e Peugeot.
A programação da 14ª Festa do Cinema Francês aqui em PDF