Programa de animação de verão: Agosto 2013

Noite branca loule

O verão é sol e praia no Algarve, mas também animação, concertos, festas gastronómicas, feiras temáticas, festivais…

De 01 a 11, estará instalado um tradicional arraial algarvio na zona ribeirinha de Portimão com bailarico para dar ritmo a quem estiver a comer aquele peixe assado. No pão ou no prato, com batata cozida ou salada montanheira a acompanhar, o que importa aqui é saciar a fome de sardinhas, o maior ícone gastronómico da cidade portimonense. A Festa da Sardinha começa às 21h00.

Dia 02 até 04 de agosto, o frango da Guia, que por ser tão famoso merece a organização de um evento em nome próprio, a Festa do Frango da Guia. Vai na 26ª edição e a partir das 19h00 ao Polidesportivo do Guia Futebol Clube, em Albufeira, partilham o gosto de comer frango assado na brasa.

Entre 02 e 04 de agosto, o Festival Internacional de Jazz de Loulé no parque municipal, onde acontecem os concertos de No Projet, Ricardo Coelho Project, Quinteto Desidério Lázaro, Paulo Luz, Anna Maria Jopek e Betty M. Quartet são os nomes escolhidos para esta edição do festival, sob a direção artística de Mário Laginha.

feira medieval

Também com início no dia 02, a Feira Medieval de Silves volta ao centro histórico da cidade com dez dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do reino do Algarve. Dois torneios a cavalo por dia, um espetáculo teatral no castelo e muita dança e animação numa feira que funcionará das 18h00 à 01h00 de segunda a sexta e das 18h00 às 02h00 aos fins de semana. Termina a 11 de agosto.

A Festa da Sardinha de Olhos de Água no largo dos Pescadores tem lugar de 08 a 11, com entrada livre.

O Verão em Tavira, no parque do Palácio da Galeria apresentam-se a Orquestra do Algarve com Amor Electro no dia 9, Helder Moutinho a 16, JP Simões, dia 24, e Entre Aspas no dia 30, mostras de cinema no Convento do Carmo (de 02 a 12), exposições no Palácio da Galeria e feiras de ofícios (de 07 a 15) e de antiguidades e velharias (de 17 a 27) na rua do Cais.

Em Lagos, o artesanato e a doçaria local na Feira de Tradições e Artes do Algarve, no parque urbano de Bensafrim e ainda com gincanas, demonstrações de equitação, de petanca ou futsal e jogos típicos no picadeiro. Decorre de 09 a 11 e tem entrada livre.

Marisco

O Festival do Marisco em Olhão, com os bivalves e outros mariscos da ria Formosa, confecionados das mais diversas maneiras, estarão em degustação entre 10 e 15 de agosto. A música estará a cargo de Tony Carreira, Carminho, Xutos & Pontapés, João Pedro Pais, U2UK e um cantor revelação, que atuarão no Jardim do Pescador Olhanense.

A festa religiosa em honra da Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, com missa na Igreja Matriz seguida de procissão até à praia dos Pescadores, no dia 14.

folkfaro

A dança tradicional no Festival Internacional de Folclore de Faro (Folkfaro), entre 16 e 24 na doca de Faro com grupos de vários países e continentes para colorir a cidade com dança, cantares e trajes populares. A gala de abertura é no dia 16, no Teatro das Figuras.

E entre os dias 16 e 25, a Fatacil é um dos certames generalistas mais importantes do Sul do país. Além do artesanato e dos produtos tradicionais, há música no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa, com Entre Aspas, The Gift, Herman José e Orquestra, José Cid, Vol. 2/Os Azeitonas, Miguel Gameiro, Emanuel, Expensive Soul, João Pedro Pais e Pedro Abrunhosa.

Castro Marim, por quatro dias e quatro noites volta à Idade Média: os Dias Medievais entre 22 e 25, no castelo e na vila os serões serão animados com torneios, jogos tradicionais, animações de rua e execuções de tarefas da época.

9410018950_157578f7e4_o

O Festival do Percebe acontece de 23 a 25 em Vila do Bispo e tem como protagonista o percebe, e não estará sozinho à mesa: lapas, burgaus, mexilhões e moreia frita são outras variedades presentes no certame.

O regresso da Noite Branca de Loulé em 2013, depois de dois anos de interrupção, o evento que vem fazer a despedida do verão volta às ruas de Loulé com música, animação de rua, moda, pintura e artes plásticas, sob o mote do branco, no dia 31 de agosto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *