Encontro de Cultura Cubana 2013

semana cubana

Entre 24 de julho e 7 de agosto, em Vila Real de Santo António, com um programa que inclui concertos, exposições, conferências, debates e projeções de filmes e documentários.

Nesta sexta edição, a iniciativa ultrapassa as fronteiras de VRSA e estende-se às localidades vizinhas de Castro Marim e Ayamonte integrando, a programação da Eurocidade do Guadiana, uma estrutura de cooperação transfronteiriça constituída pelos três municípios.

A iniciativa dá também seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos com Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, saúde (medicina desportiva), desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

A programação tem início esta quarta-feira, dia 24, às 18h30, com a inauguração de uma exposição coletiva com fotografia de Roberto Chile e Alex Castro e pintura de Pincho, será seguida pela conferência «A Cultura em Cuba e a sua influência na América Latina», conduzida por Erasmo Lazcano. A jornada de arranque termina com a música cubana de Adrián Berazaín.

No dia 25, em Castro Marim, terá lugar a inauguração da sala de fisioterapia e ginásio do lar da Santa Casa da Misericórdia, onde se inclui uma sessão de treino com o preparador físico Yoan Polido.

A 26 de julho, a programação é dedicada às celebrações do dia dos avós. A jornada inicia-se com uma aula de ginástica na Casa do Avô de Monte Gordo, contempla atividades para avós e netos em Castro Marim e inclui um debate subordinado ao tema «Viver com qualidade na 3ª idade», no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA.

Ainda no dia 26, a programação chega a Ayamonte (Espanha), com um concerto de música cubana conduzido por Adrián Berazaín, às 22h00. A música será acompanhada por uma demonstração de cocktails cubanos.

No dia 27 de julho, os diálogos sobre a saúde regressam ao Centro Cultural António Aleixo (VRSA), às 19h00, onde será também dado destaque à colaboração de VRSA com os serviços de saúde cubanos, ao abrigo da qual diversos munícipes beneficiaram de tratamentos na área da oftalmologia e da medicina de reabilitação.

No dia 2 de agosto, os temas da saúde voltam a estar em destaque na rádio Eurocidade, numa emissão transmitida a partir de Ayamonte, às 12h00. À tarde, pelas 18h00, a Igreja do Castelo de Castro Marim abre portas para receber a exposição coletiva de Roberto Chile, Alex Castro e Pincho.

No dia 5 de agosto, a programação centra-se em Ayamonte, com a inauguração da exposição de fotografia de Sanchez Serrano, e será acompanhada por música cubana.

O programa encerra no dia 7 de agosto com um concerto de Adrián Berazaín, na localidade de Altura (Castro Marim), a partir das 22h00.

O Encontro de Cultura Cubana é uma organização conjunta dos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António e da Sociedad Cultural José Martí.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *