Conferência: Escrivães e Pregoeiros no Concelho de Loulé

Maria José Azevedo Santos apresenta em 12 de maio 2012, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “Escrivães e Pregoeiros no Concelho de Loulé (Séculos XIV-XV)”.

“Com base nas Atas de Vereação de Loulé da cronologia em apreço, fonte privilegiada para o estudo dos profissionais da escrita e da voz (pregão) estudaremos a expansão ativa e passiva da escrita em Loulé na Idade Média e o poder desta ‘forma de governo’ municipal. Paralelamente, avaliaremos o papel e a medida que desempenhavam os pregoeiros numa sociedade predominantemente analfabeta mas na qual a escrita era já fundamental e indispensável para a governação central e local.”

Maria José Azevedo Santos é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra. É ainda Investigadora e Diretora da Linha de Estudo e Publicação de Fontes, do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Foi também Presidente do Secretariado do Curso de Especialização em Ciências Documentais. É Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História, Sócia Fundadora da Sociedade de Estudos Medievais e membro eleito do Comité International de Paléographie Latine.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *