Workshop Internacional: ELEFANTES NO ALGARVE?

ELEFANTES NO ALGARVE?
Workshop Internacional de Arquitectura, Paisagem, Urbanismo e Turismo no Algarve
28.03 a 02.04 na Baía de Lagos: entre Ferragudo, Portimão, Alvor e Lagos
http://elefantesnoalgarve.wordpress.com

Programa | Inscrição(*)

O estudo comparativo “PT_HRAlgarve-Dalmacia”– Projecto de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Arquitectura e Paisagem da EUVG Coimbra com o apoio do Consórcio NEOCIVIL/MSF – em conjunto com o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, a Junta de Freguesia de Ferragudo e com a Delegação do Algarve da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, convida alunos nacionais e internacionais de universidades de arquitectura, urbanismo e paisagem e todos os interessados, para o workshop “Elefantes no Algarve?Onde?Quem?Quando?”.

DESTINATÁRIOS:
Estudantes e profissionais das áreas de Arquitectura, Paisagem, Património, Ambiente, Urbanismo, Planeamento e Turismo , e todos os interessados pela temática da Reabilitação Urbana e da Paisagem do Algarve.

OBJECTIVOS:
Os objectivos do trabalho dos estudantes, em colaboração com tutores é EXAMINAR o impacto do turismo, AVALIAR e PROPOR processos de reabilitação urbana, DEFINIR campos de oportunidade para o sector público e privado,IDENTIFICAR metodologias de intervenção no nível conceptual e prático e ENTENDER a viabilidade económica, legal, e ambiental das propostas.

PROGRAMA:
Pretende proporcionar, num regime de simulacro, uma análise exploratória de quatro casos de estudo – Área adjacente às Muralhas de Lagos; Torralta, Alvor; Clube Praia da Rocha; Fábrica de peixe frente ao rio Arade Estrutura industrial abandonada e sem uso, junto à futura Marina de Ferragudo – que na sua diversidade de programas e escalas, impulsionarão o reconhecimento de uma nova dinâmica de problemática/resposta.
Explorar formas de análise espacial urbana, o desenvolvimento de metodologias multidisciplinares e modelos de descrição e visualização para a compreensão dos processos de transformação espacial em si.
Contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão prática acerca do impacto contemporâneo destas disciplinas na reabilitação urbana de núcleos urbanos do litoral do Algarve, com:
análise do impacto do turismo na Baía de Lagos, mais particularmente em Lagos, Alvor, Praia da Rocha e Ferragudo
reconhecimento de oportunidades para projectos de parceria público privada bem como da sua viabilidade económica e social;
definição e entendimento metodologias e processos de intervenção rápida ao nível da solução técnica;
identificação de metodologias e processos de monitorização da qualidade e conforto de construções e conjuntos existentes;
informar os actuais processos de requalificação urbana e de transformação em curso nas diferentes cidades, objecto de estudo.
Os trabalhos vão ser desenvolvidos em torno dos quatro locais propostos – Lagos, Alvor, Praia da Rocha e Ferragudo. Cada um destes locais será trabalhado por 2/3 grupos de alunos. Cada grupo de alunos será composto por 5/7 alunos e terá dois tutores responsáveis pelo desenvolvimento e coordenação das actividades de trabalhos.
Entre os Tutores convidados estão já confirmadas as presenças de Helena Njiric, Ivan Rupnik (NorthEastern Univ.), Abdulatif Almishari (Kuwait), Francesc Munoz (Univ. Autón. Barcelona), Sulaiman Al Bader (Autoridade Habitação Kuwait), Nadir Bonaccorso, Dália Paulo (Dir.Reg.Cult.Alg), David Seabra (dass plus), Marisa Baptista (UninvitedScrewVjs), Pedro Cordeiro (PARQ/EUVG), Rui Florentino (PARQ/EUVG), Pedro Costa (EUVG/atelier de Santos),João Soares (Univ. Évora), Ana Moya (ISMAT), Josué Eliziário (ISMAT), Isabel Valverde (ISMAT), Rui Sambado (ISMAT), Inês Serol (ISMAT), Vítor Lourenço (OASRS), Rui Vargas (OASRS), Frederico Barosa (OASRN), Miguel Reimão (UAlg), Ana Paula Gomes (UAlg), Desidério Baptista (UAlg), Osvaldo Sousa (OASRS) e Amélia Santos (UAlg).
No fim de cada sessão de trabalho (dias 29, 30 e 31) serão feitas apresentações do estado de desenvolvimento dos trabalhos. Cada apresentação será comentada por quadro de convidados – académicos, profissionais ou técnicos locais – diferente todos os dias.

A apresentação final dos trabalhos será feita no Tempo – Teatro Municipal de Portimão (a confirmar) numa sessão amplamente divulgada e aberta a toda a comunidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *