Regressa o Rally de Portugal em Março (Programa)

O Vodafone Rally de Portugal 2012 volta à estrada de 29 de março a 1 de abril, com a presença dos melhores pilotos do WRC e os emocionantes confrontos previstos serão uma garantia para a espetacularidade que caracteriza a prova.

Este ano, a organização traz algumas novidades que manifestam não só uma preocupação em manter o nível da qualidade desportiva mas também o posicionamento no quadro do Campeonato do Mundo, segundo Pedro Almeida, diretor da prova, na apresentação que decorreu no Estádio Algarve.

A edição de 2012 terá uma extensão total de 1564,26 km, e inclui 22 provas de classificação, num total de 434,77 km.

Video Promocional do Rally:

À semelhança do que aconteceu em 2011, o arranque da prova volta a ter como cenário a Praça do Império, com a realização da Super Especial de Lisboa. A partir daqui regressa ao sul, será feito numa ligação por estrada até Ourique, palco de uma neutralização antes das três classificativas noturnas.

Uma das grandes alterações é introdução de três classificativas noturnas, o que não acontecia desde 2001: Gomes Aires, Santa Clara (esta será dotada com iluminação artificial) e Ourique.

O Concelho de Tavira volta a acolher a prova, o que não acontecia desde 2007. Esta edição marca ainda o regresso da especial de S. Brás.

O derradeiro dia do Rally – 1 de abril – integra outra novidade, com uma nova e curta classificativa, que será o palco do “power stage”, que atribuirá pontos extra em termos de Mundial para os três melhores tempos, prometendo um excelente espetáculo televisivo.

Há ainda a destacar outra alteração e que diz respeito à substituição do “shakedown” pela “qualifying stage”, que assume as características de uma verdadeira especial, para mais com a oportunidade dos mais rápidos escolherem a sua ordem de partida para o primeiro dia de prova.

No concelho de Loulé, o destaque vai para as classificativas do Vascão (25,29km) e Loulé (22,57km), no dia 31 de março. O Estádio Algarve mantém-se como a base da organização.

Este ano há ainda o regresso do WRC a Fafe. Dando continuidade às ações promocionais em torno do Vodafone Rally de Portugal, realiza-se a 24 de março o Fafe Rally Sprint, que terá como cenário o troço de Fafe/Lameirinha. Trata-se de uma exibição sob a forma de um rally sprint, que reunirá os principais carros e pilotos presentes na quarta prova do Mundial do próximo ano.

Programa do Rally de Portugal

Itinerário oficial: Uma descrição detalhada do rally (download PDF)
Onde ver o Rally de Portugal (click aqui para saber+)

Website

Para impressão digital de fotografias em grande formato click aqui.

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *