Carnaval Algarvio da Serra até ao Mar (Alte, Loulé e Quarteira)

No Concelho de Loulé, não é só o centenário desfile de Carnaval na cidade de Loulé que atrai visitantes. Em Alte e Quarteira, há também corsos que já fazem parte da tradição dos desfiles de Carnaval em Portugal.

Em 2012, o corso carnavalesco de Alte acontece nos dias 19 (domingo) e 21 de fevereiro (terça-feira), entre as 15h00 e as 18h00 horas. A festa prolonga-se pela noite fora, com bailes de Carnaval no salão da Casa do Povo de Alte, a partir das 21h30.

O Carnaval de Alte é uma referência a nível regional de entre os eventos comemorativos da quadra carnavalesca. Trata-se de um Carnaval de cariz tradicional, pois toda a confeção e elaboração dos carros alegóricos e grupos de foliões é exclusivamente feita pelos grupos participantes, sem recurso a empresas especializadas na matéria. Este facto faz com que cada ano haja coisas novas, diferentes, onde a imaginação e criatividade das pessoas da terra são o fator que determina a originalidade do Carnaval de Alte.

Este ano conta com a participação de 10 carros alegóricos e 5 grupos de foliões. Esta significativa quantidade de grupos participantes encherá a aldeia de Alte de folia e animação, onde há uma forte envolvência da comunidade local, pois muitas são as pessoas que colaboram diretamente para esta realização.

O Carnaval de Alte é uma organização da Junta de Freguesia de Alte, em parceria com algumas coletividades locais, como o Grupo Folclórico de Alte, a Casa do Povo de Alte, a Casa da Criança de Alte, Grupo de Amigos de Alte, o Grupo Desportivo Serrano e a Paróquia de Alte.

Já em Quarteira, as atenções viram-se para a Avenida Infante Sagres onde durante quatro dias se faz a festa.

Logo no dia 17, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00, tem lugar o desfile de crianças dos infantários e escolas da cidade.

O corso acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, a partir das 15h00, com o desfile de 14 carros alegóricos, representando as diversas associações e clubes da freguesia, os temas serão escolhidos pelos próprios grupos e podem ir desde a sátira política, até alusões diretas às próprias agremiações envolvidas no corso.

No encerramento das festividades, um dos momentos singulares deste evento é o Enterro do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, pelas 15h00. O desfile tem início na Rua da Alegria e termina na Praça do Mar.

1 comentário a “Carnaval Algarvio da Serra até ao Mar (Alte, Loulé e Quarteira)”

  1. Gostaria de informar que gostaria de dar os parabéns a CML por ter expulso as pessoas dos carros alegóricos para meter associações de Loulé! Obrigado por ter posto mais uma vez o povo de parte numa das mais antigas tradições da nossa cidade, pois muitos de nós desfilávamos a anos e com orgulho no nosso Carnaval este ano temos pena de ter-mos sido posto de parte e encima da hora é que fomos avisados… MUITO PARABÈNS por nos terem posto de parte e estragado as nossas tradições, o Carnaval cada vez mais é da CML e não do povo… Abram os olhos e vejam a realidade… Cumprimentos
    P.s: Isto sim e um assunto importante para a impressa, pois como eu por volta de 120pessoas ficaram como eu todos felizes que íamos desfilar e a ultima da hora levamos um banho de agua fria. Se alguém quiser analisar isso posso enviar o email que a CML enviou para nos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *