Programa: Festival Surfóreggae 2010 (com video)

A 20 de Agosto, Quarteira recebe a quarta edição do Festival Surfóreggae, evento promovido pela Câmara de Loulé e Associação Dinamika, que alia a actividade desportiva, nomeadamente aulas de surf, aos concertos de reggae.

Durante todo o dia, o Festival vai contar com um vasto programa de animação: prancha mecânica, matraquilhos, performances, animação de rua, box machine e bares. Os visitantes vão ter a oportunidade de iniciar-se na prática do surf, em aulas coordenadas por especialistas na modalidade.

Em termos musicais, os sons da Jamaica – terra natal do reggae – são o principal ingrediente deste evento que vai ter este ano um cartaz com grandes nomes do panorama nacional nesta área.

Os Terrakota, são os cabeças-de-cartaz da noite. O grupo tem como ponto de partida a música orgânica da África Negra, misturada com as sonoridades frescas das Caraíbas, das Índias e do Ocidente. Para os Terrakota, a variedade de ritmos é a palavra-chave que permite transpor a energia de Romì, Junior, Alex, Francesco, David, Humberto e Nataniel, os sete elementos que constituem a banda. Por isso mesmo, essa fusão de influências reggae, sons do sahel, música mandinga, wassolou, chimurenga sound, música árabe, ritmos afro-cubanos ou soukous impõe o uso de uma grande variedade de instrumentos, provenientes dos vários pontos do globo – desde as congas ao djambé ou didjeridoo, além dos habituais baixo, guitarra e bateria.

O primeiro álbum do grupo, “Terrakota”, é o resultado de dois anos de trabalho. Editado em 2002, o disco consolida o som quente e exótico que os Terrakota já haviam apresentado através dos seus espectáculos contagiantes, habitualmente descritos como verdadeiras festas transafricanas de cor, ritmo e espontaneidade. Talvez por isso, os Terrakota têm actuado um pouco por todo o mundo. No currículo da banda, consta uma digressão mundial, que os levou a África, à América Latina e à Europa.

{openx:25}

Freddy Locks é outro dos artistas já confirmados que irá subir ao palco do Calçadão Nascente. Com uma presença assídua nos programas da Antena 3 e MTV, lançou o seu primeiro disco “Bring Up the Feeling” em 2007. Um álbum que surpreendeu pela positiva atingindo o primeiro lugar da playlist da Antena 3, foi considerado o melhor álbum do ano pela comunidade do reggae “Sunshine Reggae” e “Zona Reggae”. Em 2008 participou no Festival MED, em Loulé, e no Festival Mestiço, na Casa da Música no Porto, entre outros. Em 2009 esteve presente no Palco Positive no Festival Sudoeste na Zambujeira do Mar.

O novo disco “ Seek your Truth” foi lançado no passado dia 24 de Abril. Este álbum é referenciado pela crítica como uma prova do amadurecimento da música reggae feita em Portugal. A grande revelação do Roots Reggae feito em Portugal!

{openx:12}

Os Bandoo Roots juntam-se ao cartaz do Surfóreggae. Novo capítulo da viagem multicultural dos Bandoo, “Planeta Água” é a mais recente oferta musical deste criativo colectivo, firmes representantes da música Reggae no Sul de Portugal e Espanha. “Planeta Água” apresenta quatro novos temas, que demonstram a versatilidade musical dos agora, Bandoo Roots. A fusão de estilos continua a ser a imagem, que transparece a raiz da música reggae, unida com o Funk, Rock e Hip-Hop, sempre contagiados pela energia e movimento do ritmo brasileiro. Fortes linhas de baixo e teclas de inspiração Jamaicana; batidas e guitarras num verdadeiro estilo rocker e vozes de intervenção, criam a paisagem do melhor reggae de influências Sul-Americanas escutado nos tempos modernos! Quer seja na sonoridade mais tradicional do Roots Rock Reggae em Sua Cabeça e Civilização, no Funky Rap de Macaco ou no Dancehall em viagem pelo Mapa Mundi; “Planeta Água” é uma afirmação de positividade e consciencialização das verdades e equívocos que unem e desagregam o ser Humano do ser Terra… Será o Planeta do Homem ou o Homem do Planeta? …A música dos Bandoo apresenta as suas respostas, ensina a sentir e convida a dançar!

Os bilhetes para o Surfóreggae têm um preço 7 euros (pré-venda) e 10 euros (no próprio dia, no recinto). Pontos de venda: aulas de fitness do Quarteira Activa, Ericeira Surf Shop (Fórum Algarve e AlgarveShopping), Sun Planet (Fórum Algarve, Vilamoura, Olhão e Tavira) e Yucca Jeans Store (Loulé).

{openx:12}

1 comentário a “Programa: Festival Surfóreggae 2010 (com video)”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *