Pardalito Cartolas de Alte

“Pardalito Cartolas” é o nome atribuído à nova mascote do Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, no âmbito de um concurso realizado durante os meses de Novembro e Dezembro de 2009, no qual participaram cerca de 100 crianças do Jardim de Infância do Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte e da Escola Primária de Alte.

Alunos dos 3 aos 10 anos puderam dar asas à sua imaginação após uma visita a este espaço museológico, tentando materializar o que a mascote criada por uma empresa de design representa para o Pólo e para a aldeia de Alte.

A mascote do Pólo de Alte apresenta-se como um elemento da natureza (pardal) trajado a rigor (lenço e chapéu) como os costumes de outras épocas agora representadas pelo Grupo Folclórico de Alte. Os alunos da Sala Laranja dos 3/4 anos, do Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte, apresentaram o nome “Pardalito Cartolas” e consagraram-se os vencedores deste evento.

Para além de referir o facto de ser uma ave que é considerada cosmopolita ao se adaptar bem às áreas urbanizadas e à convivência com os humanos, este nome traduz também o significado de “cartolas” como homens de importância que a freguesia de Alte viu nascer.

Na primeira semana de Fevereiro os vencedores irão participar numa sessão de leitura para crianças e receberão as suas lembranças.

{openx:12}

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *